sexta-feira, 4 de março de 2011

Sessões de sensibilização sobre o "bullying"

Apresentação da actividade:

Durante o mês de Fevereiro foram realizadas algumas sessões de sensibilização sobre o Bullying com as turmas de 7º ano.

No ano lectivo anterior, esta actividade foi realizada com os alunos das turmas de 7º e 8º ano, que agora se encontram no 8º e 9º ano, respectivamente.

Esta actividade enquadra-se nas acções do Agrupamento, no âmbito do Projecto TEIP, tendo como objectivo promover a incrementação de um ambiente escolar saudável (melhorar a relação entre alunos-alunos, funcionários-alunos e professores-alunos).
A actividade foi realizada no âmbito da parceria entre o Agrupamento e o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) da Arrentela.

Cada turma teve duas sessões:
1ª - Aula de Formação Cívica (45 minutos)

2ª - Aula de Área Projecto (90 minutos)

As sessões foram dinamizadas pela Psicóloga Carina Arsénio (CLDS) e pela Psicóloga Marta Louro do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) deste Agrupamento. Numa das sessões, contou-se com a colaboração do Mediador Manuel Firmo do GAAF. A coordenação da actividade ficou a cargo do Prof. Gustavo Évora.

Plano das sessões:

Na aula de Formação Cívica, foram visualizadas algumas cenas de filmes sobre a problemática do Bullying. De seguida, fez-se um levantamento das informações que os alunos já tinham acerca do tema, tentando-se comparar com as ideias transmitidas pelos vídeos.

Na aula de Área Projecto, os alunos foram convidados a experimentar o papel de agressor e de vítima através de uma teatralização/dramatização. Posteriormente, os alunos criaram um desfecho positivo e outro negativo para a história. No fim da sessão, reflectiu-se acerca do que aconteceu, tendo sido colocadas algumas questões no sentido de se fazer um paralelismo entre a situação e o dia-a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário