terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto - "Aventura na Cidade"



 
A “Aventura na Cidade” é um jogo no qual o jogador é um personagem de uma história, cujo desenrolar vai influenciando com as suas decisões, ideias e formas de estar. É uma experiência de grupo (equipas com cerca de 6/8 jogadores), conduzida por um Mestre de Jogo e na qual a aventura se confina a uma sala, colorida pela imaginação de cada um.

Na cidade imaginária existem inúmeros locais de referência (biblioteca; hospital; casa abandonada; câmara municipal; praia do farol; etc.), onde será possível obter enigmas que, uma vez reunidos e decifrados, conduzirão o grupo ao local onde se esconde a personagem desaparecida. Para conquistar os referidos enigmas, cada grupo deverá fazer frente a situações-problema, definidas em função do local.

Nos diferentes locais e situações os jogadores, dependendo de si próprios e da sua capacidade de consultar meios e pessoas, poderão abordar temas da área da saúde, (como a SIDA, a tuberculose, o alcoolismo, a vacinação, a alimentação, primeiros socorros, hábitos de higiene), confrontar-se-ão com emoções (a alegria, a tristeza, a frustração, o medo, a raiva,...) e pesquisarão a história familiar, nacional ou mundial, a ciência e as artes.

O projecto “Aventura na Cidade” teve início no 3º período do ano lectivo 2010/2011, com a turma 4º A (22 alunos) da EB1 da Arrentela.

Este projecto foi implementado em parceria com a Câmara Municipal do Seixal e a IPSS Arisco.

Foram realizadas 6 aplicações de jogo, com duração de 1h30 min cada com periodicidade semanal.

Como forma de finalizar a implementação deste projecto, foi realizada uma visita à Quinta da Fidalga, no Seixal.

É de salientar que para ser possível a realização deste projecto, as técnicas que dinamizaram a actividade frequentaram uma formação presencial referente ao I Nível, com duração de 25 horas.